Os processos e sua gestão


O que temos assistido ultimamente é que o mundo está, cada vez mais, caminhando para um estado dinâmico de crescente complexidade. Crescente, também, é a velocidade com que as transformações estão acontecendo. O volume de informações disponíveis é cada vez maior, e as distâncias cada vez menores ou inexistentes, induzindo a uma troca de informações sem precedentes.

No mundo empresarial a intensidade dos impactos dessas transformações e o modo como são absorvidos pelas empresas varia em função de diversos parâmetros como porte, segmento em que atua, região onde está inserida, público alvo de suas políticas, e o comportamento da concorrência.

O mundo empresarial tem passado por transformações profundas. São novas tecnologias e modelos administrativos, com o uso maciço de ferramentas digitais provocando condutas inovadoras no âmbito da gestão empresarial e exigindo graus de capacitação cada vez mais elevados. As grandes corporações têm, aparentemente, acompanhado essa evolução, já que têm condições para arcar com os custos inerentes.

Nas organizações de menor porte observa-se que tem faltado processos gerenciais capazes de absorver tal volume de inovações na gestão empresarial, mesmo quando não faltam recursos financeiros para a implantação de sistemas gerenciais.

Os “softwares” de gestão podem, de fato, transformar uma organização. Podemos perguntar, entretanto, se não seria melhor, ou mais barato, a organização, primeiro dominar os seus processos de produção e gerenciais, e depois implantar um sistema gerencial. No mínimo, o custo da customização seria menor e a implantação do sistema mais rápida.

E o que é “dominar” um processo?

Significa conhecer quem são seus fornecedores, de quem recebe matéria prima e insumos, e seus clientes, aos quais entregará um produto específico, resultado do processamento realizado.

Significa manter sempre o objetivo de entregar ao cliente o produto por ele especificado.

Significa, também, conhecer em detalhe a sequência e a ordenação das ações que compõem esse processamento, e que podem envolver diferentes níveis hierárquicos dentro da organização.

Significa, ainda, ter uma equipe que compartilhe esses aspectos, entenda e concorde perfeitamente com o objetivo proposto.

O efetivo engajamento da equipe de um processo no estabelecimento de seu objetivo principal, no detalhamento de suas atividades e na ordenação de sua sequência, a torna definitivamente comprometida com os resultados.

Essa participação torna a equipe capacitada a, considerando os objetivos maiores da organização, estabelecer suas próprias metas, assim como os indicadores através dos quais saberemos se dominamos ou não o processo, e qual a distância entre o que queremos ou necessitamos e o quê estamos obtendo.

A realização desse exercício é, antes de tudo, um processo de geração de conhecimento e de apropriação deste conhecimento por toda a equipe e, por conseguinte, pela organização. E, sabe-se, conhecimento é a chave para a inovação, para a competitividade e para o crescimento.

Acreditamos que, se a implantação de um “software” de gestão passar por esta abordagem, custará menos, será mais rápida e causará menos rejeição por parte do pessoal da organização a algo “que vem de fora”. Rejeição que, como se observa, leva ao não funcionamento do sistema, ou ao uso apenas parcial do seu potencial.

Mas a questão não se resume à implantação de “softwares” de gestão. Dominar os seus processos deve ser objetivo de qualquer organização, independente do uso de ferramentas gerenciais digitais.

Quando olhamos para o universo das pequenas e médias empresas, responsáveis por parcela apreciável do PIB nacional e pelo maior número de empregos, constatamos que estão longe de assimilar que os processos devem ser a base de sua gestão.

E para se dominar os processos os principais ingredientes são a liderança da alta administração, a constância de propósitos (ou perseverança) e uma grande disciplina. E esses ingredientes estão disponíveis dentro da organização, necessitando apenas que sejam coordenados e canalizados adequadamente.


Aluisio Marri
Ateq Engenharia Ltda